fbpx

Posted By Tecnocuba

#Ficaemcasa, qual impacto para empresas Brasileiras? - Tecnocuba

ficaemcasa

Dia 11 de março de 2020 a OMS- Organização Mundial da Saúde, decretou Pandemia Mundial para o Corona Vírus – Covid19. A China estava desde janeiro com uma paralização horizontal para conter o avanço da doença, na Itália os casos de contaminação e morte se multiplicavam rapidamente a cada dia, Espanha, outros países da Europa e os EUA fecharam fronteiras e também recomendaram isolamento social.

O Brasil começou a registrar alguns casos dia 25 de fevereiro, e de acordo com o Ministério da Saúde, hoje contabilizamos 4.579 casos sendo 159 mortes. 55% dos casos estão concentrados na região Sudeste e em São Paulo 1.517 casos o que equivale a 33% do total dos casos.

Sudeste concentra 70% da produção industrial do Brasil, sendo 40% do Total no Estado de São Paulo, de acordo com site Educabras. Com o decreto da pandemia, O Governador João Doria determinou no ultimo dia 19 de março o fechamento de todo comercio no Estado, inclusive os shoppings centers, afim de conter aglomerações e diminuir a propagação do vírus. As indústrias não foram obrigadas a pararem suas atividades, mas sim fazer adaptações conforme instruído pelo Ministério da Saúde.

Diante deste cenário, comércios fechados, automaticamente a grande maioria das indústrias também paralisaram suas atividades, assim como a Tecnocuba. A incerteza da circulação do virús e suas complicações, causaram pânico em todos e a responsabilidade de manter colaboradores em trânsito não se parecia apropriada. Além disso toda a produção ficaria estocada até que os comércios voltassem as atividades.

Na ultima segunda feira, dia 30 o governador classificou comércio de materiais de construção como itens de primeira necessidade, assim como comercio de alimentos, bebidas e itens de limpeza. A indústria de material de construção abastece o comércio com mais de 4.000 itens, essa medida trouxe novamente a esperança de uma recessão mais branda na economia.

Presume-se, que em 6 meses teremos mais de 40 milhões de desempregados, vitimas de negócios fechados principalmente comércios. #Ficaemcasa é essencial para salvar vidas contra o corona vírus, porém pode afetar milhões de famílias com a falta de renda.

O Governo Federal, sancionou uma MP- Medida Provisória afim de fomentar via bancos estatais e privados, pequenas e médias empresas com faturamento de R$ 360.000,00 até R$ 10.000.000,00 ao ano com juros de 3,75% ao ano. A medida com certeza evitará que mais negócios fracassem. Empréstimos para pessoa física também estão sendo propostos para fomentar os autônomos e pessoas com empregos informais.

Na próxima semana, de acordo com a evolução das informações do Ministério da Saúde, é provável que muitas indústrias e comércio voltem a funcionar, com medidas sanitárias mais rígidas. A Tecnocuba está pronta para voltar as suas atividades, produtos e matéria prima em estoque e a esperança de que em breve, o Brasil volte ao ritmo de crescimento econômico dos meses anteriores.

Leave A Comment